Descubra como designers gráficos animavam os cenários dos jogos nos anos 80 e 90

Os jogos hoje em dia possuem gráficos avançados e alguns até mesmo realistas, mas em meados dos anos 80 e 90 não era bem assim. Para voc...


Os jogos hoje em dia possuem gráficos avançados e alguns até mesmo realistas, mas em meados dos anos 80 e 90 não era bem assim. Para você que fez parte da geração que jogou os icônicos Mario World, Donkey Kong, Street Fighter, Legend of Zelda, Doom, Golden Axe, Super Bomberman, Metroid e entre outros, sabe que os gráficos eram bem precários e nada realistas, entretanto isso nunca atrapalhou a diversão que os jogos proporcionavam na época.

Acreditem, era um baita desafio criar jogos, porque o poder de processamento e a memória das máquinas era MUITO limitado. Os primeiros jogos eram feitos em 16 cores, o screen era separado por blocos, onde cada um só poderia ter duas cores diferentes, imagina o trabalho! Um tempo depois outro método desenvolvido, chamado multicolor, permitia que até quatro cores fossem usadas, o que melhorou um pouco a aparência dos jogos, embora não chegasse nem perto do que temos hoje.


Com o avanço da tecnologia chegamos ao VGA (Video Graphics Array) com suas 256 cores, que deixou as coisas bem mais realistas. Para animar as paisagens usando o VGA na época, os programadores descobriram que era possível alterar a própria paleta de 256 cores. Você deve estar se perguntando como isso era feito, não é? Cada paleta durava um ciclo, e a que viria em seguida substituía as cores que seriam alteradas na próxima imagem, e a sequência disso dava a impressão de animação, essa técnica é chamada de color cycling ou pallete shifting.


No site Effect Games, você consegue ver vários exemplos dessa prática, além de um tutorial que ensina a fazer a mesma coisa usando html5. Dá só uma olhada no resultado:


Se você se interessou e quer saber mais sobre os gráficos dos jogos antigos, deixo abaixo dois vídeos em inglês que mostram mais sobre o assunto. E se tem saudades dos clássicos, pode jogar uma demo de Super Mario Bros de 1985 clicando aqui.



Por Yasmim Aguiar

Conheça também esses posts!

0 comentários

Instagram