A importância da trilha sonora no cinema

Star Wars, Indiana Jones, Poderoso Chefão, Harry Potter, De Volta para o Futuro, Rocky... Para quem já assistiu alguns desses filmes,...


Star Wars, Indiana Jones, Poderoso Chefão, Harry Potter, De Volta para o Futuro, Rocky...
Para quem já assistiu alguns desses filmes, com certeza lembra de suas trilhas sonoras marcantes.

Basta alguém mencionar uma cena ou uma fala de certo personagem, que já associamos a música. Lembra o momento em que o Darth Vader surge na tela, saindo da nave e já mostrando que ele é o vilão mais badass do cinema? Impossível não cantarolar o famoso "ta na na ta na na ta na na ta na na na na ta na na".

A construção de uma cena precisa do impacto visual, é óbvio, mas é imprescindível uma música de fundo, aperta o botão de mute e tenta assistir a um filme, parece que esta faltando algo. Por isso, todo filme é considerado uma obra audiovisual, por não se sustentar apenas com o vídeo, mas com som também, que ajuda muito na hora de expressar sentimentos ou dar o clímax naquela cena de tensão.

Fica difícil separar uma cena com sua música ou simplesmente retirar e deixar apenas o som do set. O canal Mix Minus está fazendo alguns testes nesse âmbito, veja a dança de Tom Cruise em Negócio Arriscado sem a música ao fundo: 


O cinema iniciou sem diálogos, mas nunca foi realmente mudo. Antes não havia um sincronismo certo, porém sempre existiu som. Quando estávamos ainda no cinema "mudo", a trilha sonora era feita ao vivo por músicos que ficavam ao fundo das salas tocando, geralmente um pianista. Imagina que louco!

O som ao fundo nas primeiras sessões do filme A Chegada de um Trem na Estação, dos irmãos Lumiere, fez com que algumas pessoas saíssem correndo da sala acreditando que o trem iria sair da tela e invadir o local. O impacto ocorreu por nunca terem visto imagens em movimento junto com o som do trem, que parecia real e assustava um bocado os marinheiros de primeira viagem.

A criação de um filme é brilhante e sempre teremos a trilha sonora para nos ajudar a guardar na memória cenas marcantes e mantermos vivas obras clássicas da sétima arte.

Abaixo segue uma playlist com algumas das mais famosas trilhas sonoras do cinema:



Por Wellington Macedo

Conheça também esses posts!

1 comentários

  1. Gostei muito, é importante mesmo a trilha sonora, tem umas que da aquele ar de suspense, adorei.

    ResponderExcluir

Instagram