Setembro Amarelo: falar é a melhor solução

O suicídio é um tema de difícil abordagem e que tem como uma de suas causas a depressão, que também é um assunto ainda negligenciado ...


O suicídio é um tema de difícil abordagem e que tem como uma de suas causas a depressão, que também é um assunto ainda negligenciado por alguns e chega até a ser tratado como frescura por outros. A verdade é que a depressão é a doença do século e tem atingido cada vez mais pessoas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) são mais de 800 mil suicídios por ano em todo o mundo, o que dá mais ou menos um suicídio a cada 40 segundos. O Brasil, infelizmente, está entre os dez países com maior taxa de suicídios, em oitavo lugar. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos, por esse motivo existe o setembro amarelo, o mês marca a disseminação da ideia de que é necessário desmistificar o assunto para evitar tragédias, com o objetivo de enfatizar que é possível prevenir.

No Brasil, o mês dedicado à prevenção teve início em 2014 com a parceria entre a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Centro de Valorização da Vida (CVV). No site da ABP você pode encontrar toda a agenda de eventos para ficar por dentro de tudo que vai acontecer durante o mês de setembro.


Por: Yasmim Aguiar

Conheça também esses posts!

0 comentários

Instagram