“Saindo do Armário” um jogo sobre sexualidade e múltiplas escolhas

O jogo Saindo do Armário (Coming Out Simulator) foi criado pelo canadense Nick Case durante a Nar8 Game Jam, evento que propõe aos part...


O jogo Saindo do Armário (Coming Out Simulator) foi criado pelo canadense Nick Case durante a Nar8 Game Jam, evento que propõe aos participantes a criação de narrativas digitais e inovadoras. No game, Nick é o próprio narrador e conversa com o jogador revisitando uma situação específica que ocorreu com ele em 2010, quando decidiu contar a seus pais que era gay.

Durante o jogo, Nick nos conduz através de uma série de situações e decisões que devemos tomar para que a sua saída do armário seja a mais “indolor” possível, cada decisão que tomada muda a reação dos personagens, o que faz com que cada vez que você jogue se torne única. O diferencial fica por conta da proximidade que o jogo permite entre jogador e narrador, além de mostrar como uma escolha ás vezes muda tudo.


Segundo Nick o jogo não é sobre apenas assumir sua sexualidade:
“Ele não só ajuda as pessoas a simpatizarem e compreenderem essa situação enfrentada por adolescentes gays, mas reflete sobre outra coisa também. As pessoas estão no armário no que diz respeito à religião, política, seus hobbies… É sobre essa tensão entre querer ser o que se é e escondê-lo para a sociedade que o game trata. É um jogo, no fim das contas, sobre meias-verdades”, conta.

Disponível no site oficial de Nicky Case para os jogadores, Coming Out Simulator agora também tem sua versão em português, traduzida por Thiago Fabril e Renato Alves, do Lab.ArtGame, projeto cultural sobre cultura game, de Ribeirão Preto – SP.

Para jogar é só clicar aqui


Por Yasmim Aguiar

Conheça também esses posts!

0 comentários

Instagram