O mundo de Aisha – A revolução silenciosa das mulheres no Iêmen

Foto: Gessica Carvalho Baseado no trabalho da fotojornalista Agnes Montanari , o livro “ O mundo de Aisha – A revolução silenciosa da...

Foto: Gessica Carvalho
Baseado no trabalho da fotojornalista Agnes Montanari, o livro “O mundo de Aisha – A revolução silenciosa das mulheres no Iêmen“ é uma HQ de Ugo Bertotti criada através das imagens e das mais de trinta entrevistas de Montanari, que conta algumas histórias trágicas de meninas que são obrigadas a se casarem aos 12, 13 anos com homens muito mais velhos que elas, sendo muitas vezes esses homens seus próprios parentes, que tem dinheiro para sustenta-lás. 

Além da história de Aisha, o livro também conta o mundo de Sabiha, Hamedda, Houssen e tantas outras meninas que enxergam o mundo pelas frestas do niqab (véu preto que cobre o rosto e deixa apenas os olhos à mostra) sem poder, de fato, experimentá-lo. O uso do niqab é apenas um dos aspectos da vida repleta de restrições a que elas são submetidas, cada uma a seu modo, tentam conseguir seu próprio espaço numa sociedade extremamente conservadora e machista. 

Foto: Gessica Carvalho
No geral, o HQ reuni três histórias e nelas, além das ilustrações, Ugo mistura fotografias apresentando algumas mulheres, assim como Fatin, que tem vinte e três anos, dois filhos e nunca foi à escola. As páginas são escuras, com traços um pouco mais pesados, pois acredito que Ugo Bertotti queria dar ao leitor as percepções do sofrimento dessas mulheres escravizadas, violentadas e muitas vezes assassinadas. A mulheres iemenitas parecem fantasmas, mas com delicadeza e muita coragem elas lutam por seus direitos e liberdade.

Foto: Gessica Carvalho
Dados do livro
Título: O mundo de Aisha – A revolução silenciosa das mulheres no Iêmen
Autor: Ugo Bertotti
Editora: Nemo

Por: Gessica Carvalho

Conheça também esses posts!

0 comentários

Instagram