Nada se cria, ás vezes se copia, mas sempre se reinventa!

Sabe aquela música que está estourando nas paradas de sucesso, e que no fundo você pensa “Nossa, eu tenho certeza de que já ouvi antes...


Sabe aquela música que está estourando nas paradas de sucesso, e que no fundo você pensa “Nossa, eu tenho certeza de que já ouvi antes!”?

Calma você não está ficando louco, você com certeza já ouviu antes. E sabe como se chama isso? Não, não é “Deja vu”, é o famoso Sample!

É muito comum os artistas atuais usarem o sample (batida), de músicas antigas que fizeram muito sucesso antigamente, para fazer novas músicas. Algumas pessoas acabam nem percebendo isso, mas quem conhece um pouco de música, ás vezes, percebe logo de cara.

E claro, eu não poderia apenas falar isso sem dar-lhes alguns exemplos, vou começar com o mais recente, a nova música da Nick Minaj, o single “Anaconda”. O sample dessa música foi retirado de uma música de 1992, do rapper Sir Mix-a-lot, chamada “Baby Got Back”, ouçam.

Nick Minaj - Anaconda

Sir Mix-a-lot - Baby Got Back

E não paramos por ai, sabe aquela música do rapper Flo Rida “Right Round”? Adivinhem, sim é sample de outra música de 1984 (Flo rida foi um pouco mais longe que a Nick Minaj), é da banda Dead or Alive, e se chama “You Spin me round (Like a record)”.

Flo Rida - Right Round

Dead Or Alive - You Spin me Round (Like a Record)

Vamos continuar? Bom, agora temos a rainha do pop Madonna, em sua música “Hung Up”, ela usou sample de uma música de 1979, chamada “Gimme! Gimme! Gimme! (A man after midnight)” do ABBA!

Madonna - Hung Up

ABBA - Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight)

Esses são apenas 3 exemplos de milhares de músicas que existem por ai.

Por Yasmim Aguiar

Conheça também esses posts!

0 comentários

Instagram