Precisamos falar sobre: Desenvolvimento Sustentável

O desenvolvimento sustentável hoje é um objetivo global, envolvendo organizações não-governamentais, empresas privadas, governos e a ...


O desenvolvimento sustentável hoje é um objetivo global, envolvendo organizações não-governamentais, empresas privadas, governos e a sociedade em geral. Mas por que é um objetivo global? E a pergunta mais importante, o que é o desenvolvimento sustentável? Bom, vamos começar respondendo a pergunta mais importante, desenvolvimento sustentável trata-se de satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, isso significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.

A partir dessa definição, podemos ter uma noção do porque o desenvolvimento sustentável é um objetivo global, basta olhar o mundo ao nosso redor, e como estamos tratando o nosso planeta, sabemos que precisamos administrar melhor os recursos naturais que ainda possuímos, pois sem eles não haverá recursos para as gerações futuras satisfazerem suas necessidades, e é por esse motivo que diversas empresas, organizações, governos, a sociedade em geral vem se preocupando mais e mais com essa questão. A partir disso, a ONU, estabeleceu três pilares para o desenvolvimento sustentável, são eles ambiental, social e econômico.


O pilar ambiental tem como objetivo reduzir o impacto ambiental em processos de retirada de matéria-prima e recursos naturais, sem deixar de lado também a diminuição de resíduos deixada durante esses processos, várias empresas tem se tornado ecologicamente sustentáveis, reduzindo resíduos deixados durante sua produção, modificando processos e racionalizando o consumo de recursos naturais. O pilar social trata-se do capital humano, de um empreendimento, comunidade, sociedade como um todo. Tendo em vista a valorização do ser humano, trazendo preocupações com questões como, trabalho, educação, violência e até o lazer. E por fim no pilar econômico, a preocupação vem da questão de obter lucro incluindo ganhos ambientais e sociais, isso leva empresas a considerar como um plano de negócios o desenvolvimento sustentável dela mesma e da sociedade. Esses três pilares devem interagir entre si de forma eficaz para que o conceito de sustentabilidade funcione, pois sem esses três pilares a sustentabilidade não se sustenta.

Na prática, se não houver a conscientização e o reconhecimento da importância do desenvolvimento sustentável, sua complexidade e o interrelacionamento de seus pilares com as diversas questões ambientais, a geração presente deixará para trás recursos naturais escassos.


Por: Yasmim Aguiar

Conheça também esses posts!

0 comentários

Instagram