Jovens, Protestos e a Política.

Olá Leitores, tudo bem?  Hoje, falarei de algo que  minha vida e não tem jeito... POLÍTICA. E antes de começar, digo que isso não será ...

Olá Leitores, tudo bem?  Hoje, falarei de algo que  minha vida e não tem jeito... POLÍTICA.

E antes de começar, digo que isso não será aquela política ELEITORAL/PARTIDÁRIA/IDEOLGICA e etc que observamos no dia a dia. Então vamos lá?

O diálogo sobre  o  universo juvenil dentro da política,  sempre repetido com imensos chaves, mas a maioria destes chaves foram construídos em um debate cheio de ideias errôneas, muitos pensam e enxergam política somente na visão "BRASÍLIA DA COISA" ( a visão que é fala... xiiiii lá vem falar de Presidente, Governo, Deputada e etc ), mas, esquecemos que a política  é algo de nosso cotidiano. Estamos ligados com política 24 horas por dia, seja para negociarmos com nossos pais, amigos, colegas e namorados e até para convivermos dentro de nossos trabalhos escolares e profissionais. Então pelo simples fato de que a temática envolve uma diversidade de assuntos e abordagens, tentarei focar coisas do momento atual e que se encaixem no universo dos Jovens.

A grande discusso  do momento  sem dúvida alguma, todos esses  protestos de Ruas, cada dia nasce um novo protesto na cidade de SP e no Brasil, podemos citar vários : Transporte Público, Copa do Mundo, Rolezinhos ( que era algo somente para jovens passear e virou política no final ), Marchas das Vadias, Liberação de drogas e etc.  São tantos, que  espaços de participação para discutirmos esses protestos pulverizam-se cada dia mais, sejam em redes sociais, salas de aulas e até na Assembléia Legislativa de SP. Mas  e o contexto dos jovens que participam nestes protestos? Algum já parou para pensar o motivo que eles participam? Hoje, darei minha opinião.


Acredito cada vez mais,  que dialogar sobre estes temas é um mero detalhe para vários jovens, muitos estão apoiando ideias sem questionar ou debater com mais intesidade as propostas destes movimentos, parece-me que muitos jovens estão apoiando por modismo; por saber que amigos  participam; por querer sentir-se útil fazendo algo; por empolgação sem julgamento; por cansaço da situação. Poucos jovens que estão nestes protestos sabe como implantar as ideias que o protesto pede... Um exemplo é TRANSPORTE PÚBLICO GRATUITO? Como fazer isso ? Qual  a base da ideia que vai levar o transporte público ser 100% gratuito? Qual  o motivo do apoio de milhares de pessoas nestes protestos? Todos apoiaram depois de ter uma posição firme sobre como conseguir a diminuição do preço do transporte ? Resultado, o transporte nos tornou-se gratuito, porém, o preço antigo voltou ao normal, em contrapartida, só voltou pois AUMENTARAM OS IMPOSTOS DO IPTU, consequentemente isso criou um novo problema... Já que até o Ministrio Público precisou questionar o Prefeito de SP ( LINK DO ESTADO  ) . E por fim  (vide a foto ), ideias totalmente desconexas que você para e pensa que eles estão falando qualquer coisa sem saber de nada. Na foto mostra um cartaz que tem símbolos divergentes ideologicamente... Como pode defender uma ideia que você ao mesmo tempo odeia?  isso que acontece um modismo nestes protestos para pedir tudo sem saber de nada...

Agora vocês podem questionar-me, Daniel você acha que os jovens não deveriam participar? Não, acho sim que os jovens deveriam participar, sou adepto da frase "Os jovens podem mudar o mundo", porém, só conseguem se eles souberem realmente pelos direitos e deveres que estão lutando, afinal lutar por lutar e criando falsos fantasmas e apoiando ideias que não conhecemos torna-se muito perigoso para nós mesmo no futuro. Diante disso, discorro só possibilidades que o jovem tem no decorrer da sua vida, para entender suas ideias, primeiro de forma a encontra sua base de encarar e ver a vida, segundo a forma que ele foi criado dentro de sua casa e terceiro a forma de questionar os rumos da sociedade atual. Definindo-se estas 3 coisas, vamos estudar e pedir ajuda de pessoas que tenham pensamentos convergentes e entender como elas também criaram estes pensamentos, depois ver quem são os maiores filosófos e expoentes destes pensamentos de forma acadêmica ( a entra categorias de filósofos, economistas, sociologos, políticos e todos que estão envolvido com seu tipo de pensamento na sociedade).  E como podemos debater ideias? Explicarei agora.

O debate de ideias. Uma coisa complicada de encontrarmos nos dias atuais  a civilização de debates. Hoje só queremos tachar nossos adversários no debate de preconceituoso, irracional, fugiu da realidade e etc...  E isso  a pior coisa que podemos fazer, para começarmos um debate, pois, desde o começo mostra que não queremos debater mas somente calarmos a voz discordante que venha automaticamente contra nossas ideias. Devemos entender a base que nosso adversário construiu seus pensamentos, perguntarmos para ele sobre nomes expoentes que ele baseia-se as ideias, somente assim entenderemos e cresceremos mais na busca de como transformar o debate para um aprendizado dos envolvidos diretamente e indiretamente neste debate.

Em fim, devemos saber discernir os questionamentos políticos que temos hoje, precisamos também aprender como colocarmos nossos pensamentos na prática e sabermos que o debate político envolve muito mais coisas que simplesmente política de partidos políticos. Lembrando sempre que toda ideia precisa ser convertida em ações.

Por: Daniel Simões

Conheça também esses posts!

0 comentários

Instagram