É o meu dia, é o nosso dia, é o dia internacional da mulher

Hoje dia 8 de março de 2014, é mais um Dia Internacional da Mulher, fazem 104 anos que comemoramos esta data, e para não quebrar a trad...


Hoje dia 8 de março de 2014, é mais um Dia Internacional da Mulher, fazem 104 anos que comemoramos esta data, e para não quebrar a tradição, vamos falar um pouco de como surgiu essa data? Acho que todos nós sabemos a origem, mas sempre dá aquele branco básico daquelas aulas de história na escola, em que todo o Dia Internacional da Mulher os professores nos contavam a importância dessa data e como tudo aconteceu.

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), salários iguais aos dos homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Desde 1910 ficou decidido que dia 8 de março seria o Dia Internacional da Mulher, durante uma conferência na Dinamarca, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU.

Membros da Women's International League for Peace and Freedom, emWashington, D.C., 1922.

Essa data não foi criada apenas em homenagem as 130 tecelãs que morreram em busca de seus direitos, mas em homenagem a todas as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres durante os anos que se seguiram e que estão presentes até hoje. 

Feliz dia Internacional das mulheres!


Por: Yasmim Aguiar

Conheça também esses posts!

0 comentários

Instagram