A educação Brasileira precisa ser renovada

Algumas questões me vêm à mente, quando falamos dos resultados obtidos pelo Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (P...

Algumas questões me vêm à mente, quando falamos dos resultados obtidos pelo Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), confesso que fico assustado quando são divulgados os resultados. Concordando ou não destes rankings, os métodos que são usados nestes testes para comparar os países s, escolas e pessoas, são realmente eficientes. E nestes resultados o grande fato é que os alunos brasileiros não estão bons em vários segmentos desde matemática, leituras e ciências. E, não me espanto com isso, já que podemos observar isso ao olho nu, realmente não precisamos dos testes para enxergarmos que algo deu errado na educação brasileira. Basta uma conversa com muitos jovens e observaremos pessoalmente como os testes estão certos.


A coisa que mais espanta-me, é saber que muitos que detém o poder de mudar isso mais incisivamente não faz mudanças algumas, recentemente acabamos e ter aprovado no Senado o Plano Nacional de Educação ( projeto que ficou anos sendo discutido ), porém, tal projeto não decolou- devido a questões que não cabe discutirmos aqui - isso fez que todo o projeto retornasse à Câmara dos Deputados para justamente SER MUITO MAIS DISCUTIDO... Será que um dia vai ser realizado? Só Deus sabe dizer.

Enquanto isso, a formação de nossos jovens, futuros professores e outras melhorias na educação, serão interrompidos, consequentemente o Brasil vai continuar caindo mais ainda nestes rankings. É necessário conceder incentivos para a educação brasileira, porém, é muito mais necessário ainda a educação caminhar conforme o restante do mundo, quando travamos tais projetos, travamos não somente a educação de nossos jovens, com isso travamos o futuro de nosso país, portanto, não adianta nada reclamarmos de nossos resultados educacionais se travamos os avanços. É nítido que o jovem brasileiro, é realmente defasado culturalmente e educacionalmente falando, com jovens de outros países. Até quando continuaremos na contramão da educação mundial? Cadê tecnologia nas escolas? Enquanto o restante do mundo utiliza tablets... Nossas escolas não têm nenhuma sala de informática com o Windows 98... (muito menos Windows 95), metaforicamente ensinamos com paus e pedras, enquanto o restante do mundo já avançou para o computador... É essa a situação atual, lamentavelmente. 



A formação educacional não depende somente de professores, governo e nem outras instituições, ela precisa de boa vontade por parte daqueles que recebem a educação, nossos jovens infelizmente parece que não querem receber tal educação, poderiam ser ajudados em casa, porém, dentro de casa parece que a maioria dos pais não tem mais tempo para falarem da educação de seus filhos e bases culturais - Além disso, muitos pais acham que a escola tem que formar o caráter, ética, princípios e moral dos filhos.  É necessário que todos nós possamos compreender que a educação fundamental vem através de nós, não adianta nada ter todos os equipamentos à disposição, sendo que muitos não têm vontade para entender e desvendar os segredos destes equipamentos. Precisamos aprender caminharmos por novos caminhos e abrirmos nossas mentes, portanto, vamos pensar em evoluir caminhar somente para frente e não ficar parado em um único lugar.

É necessário fazer com que os brasileiros tenham gosto pela educação e cultura, não de forma desordeira, mas pela informação ordeira e que se encaixe no contexto atual, somente assim poderemos contribuir, ativamente para melhorarmos esse Ranking que os países são submetidos.

Na Educação Brasileira, precisamos encarar de uma maneira adulta e séria, pois, até agora estamos encarando como jardim da infância nossos relacionamentos educacionais, seja dentro de escolas, grupos, com amigos e em qualquer outro local que venha nos trazer novas informações.


Por: Daniel Simões

Conheça também esses posts!

0 comentários

Instagram