O Pequeno Príncipe

Oi gente, tudo bem?! Como foi a passagem para 2014? Espero de coração que tudo tenha corrido bem, e que comecemos este ano com o ...

Oi gente, tudo bem?!



Como foi a passagem para 2014? Espero de coração que tudo tenha corrido bem, e que comecemos este ano com o pé direito!

A resenha de hoje é para começar o ano refletindo. É da obra de Antoine Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe.

O livro conta a história de um garoto que abandona sua morada o asteróide B 612, e visita diversos outros planetas encontrando pessoas que o fazem lembrar de sua casa e refletir seu modo de viver.

Fiquei impressionada com o quarto planeta que o principezinho conhece, em que um homem de negócios está tão ocupado que nem mesmo levanta a sua cabeça para cumprimentar o menino, e dar-lhe boas vindas. A pressa, os afazeres, as responsabilidades às vezes nos cegam para a pequenas coisas, como prestar atenção em alguém, e mostrar para uma pessoa que precisa da nossa atenção, mesmo que por instantes, que ela é importante.


Em sua viagem o garotinho de “cabelos de ouro”, encontra personagens muito característicos do nosso dia a dia, e com a leitura eu me dei conta de que quando criança, reparava muito nos detalhes, nas pessoas, e hoje em dia com as atribulações eu simplesmente parei de reparar no outro, de enxerga-lo, e penso que me tornei um tanto quanto solitária como o rei que aparece no livro.

A obra inicia-se com um adulto contando um antigo sonho, e como esse sonho terminou. Ele tornou-se aviador, e enquanto sobrevoava o deserto do Saara, seu avião tem uma pane e o aviador conhece o principezinho, que com tanta juventude trás dentro de si muita sabedoria.

Cena do filme
Bom meu povo o que dizer... Se você já leu a obra, deve ter rido muitas vezes, ficado surpreso e emocionado. Confesso que este foi um dos poucos livros que me fizeram derramar algumas lágrimas. Se você não leu, pode achar que é um livro bobinho, cheio de gravuras (lindíssimas por sinal), mas não, por mais que seja direcionado à crianças e adolescentes, eu não sei verdadeiramente se este público entenderia a mensagem real do livro, eu mesma, o li com dezoito anos, na faculdade, por indicação de um professor querido, e me dei conta do quão bela e delicada é a história, como ela “ilustra” a maneira que temos de encarar as coisas, e como é difícil captar lições que são dadas de forma tão sutil. Este foi um livro que mesmo de forma doce me trouxe de volta a terra, e me fez perder o fôlego. Espero brevemente reencontrar o principezinho em uma leitura próxima, tenho saudades!

Eu só posso dizer: Leiam! É uma forma linda de começar um novo ano.

Mil Beijos!!!

Dados do livro:

Título: O Pequeno Príncipe.
Autor: Antoine Saint-Exupéry.
Editora: Agir.
Número de páginas: 93.
Paperback.

Por: Fernanda Gonçalves

Conheça também esses posts!

0 comentários

Instagram