T. Um Anjo @dolescente

Oi gente, tudo bom?! Essa semana eu tive uma grata surpresa! Encontrei um livro... Aí vocês vão pensar: “Nossa que A-CON-TE-CI-MEN...

Oi gente, tudo bom?!


Essa semana eu tive uma grata surpresa! Encontrei um livro... Aí vocês vão pensar: “Nossa que A-CON-TE-CI-MEN-TO!”. Mas foi mesmo! Um dia perambulando pela estação de metrô Consolação, vi em uma daquelas máquinas um livro por cinco reais, gostei da capa, não era sensacional, mais era bem diferente, resolvi me arriscar. E para minha surpresa o livro é de um professor de Geografia, sim, um professor de Geografia, que viu na escrita deste livro uma forma de alertar seus tão queridos alunos dos perigos que correm.

Achei a escrita de uma sensibilidade arrebatadora, a história se passa em Osasco e seus arredores, não moro na zona oeste de São Paulo, mas moro na zona leste, e pelo visto os problemas de quem vive na periferia são os mesmos. O autor, ou melhor Professor Nelsão, chegou até mesmo a retratar as guerras de sons que algumas pessoas travam nas ruas. Para quem nunca viu, aqui em São Paulo, algumas pessoas, que por sinal, não tem noção nenhuma de respeito ao próximo, principalmente nos finais de semana ficam enfrente aos bares, estacionam seus carros, abrem o capo e com suas caixas de som potentes aumentam o volume no máximo e ouvem todos os tipos de música. Amo música, não vivo sem, mas sei que tenho minhas preferências musicais e que nem todos precisam saber dela, e serem obrigados a ouvi-las.

Nelson também foca na crítica de como nas periferias, a cultura é tão descartável, a cultura para nós de periferia nunca foi muito incentivada se é que vocês me entendem?! Cultura é conhecimento, é despertar para uma nova realidade, é enxergar o que muitas vezes não enxergamos. Manter o povo mudo, surdo e cego, é uma forma de nos controlar.

Depois do momento ativista... (kkk) Vamos ao livro! Ele conta a história da T. uma menina muito alienada, sem nenhuma visão de mundo, que um dia mais uma vez atrasada para a escola resolve ir por um caminho mais deserto e curto, caminhando leva a picada de uma cobra, cobra essa que fala com a adolescente e diz que ela tem uma missão. A missão é ajudar o próximo, e é bonito de ver como uma menina antes tão egoísta e egocêntrica torna-se uma amiga companheira, filha e enteada carinhosa, e principalmente, como de um jeito sutil, a marca que picada da cobra deixa em T. guia a ela e as pessoas que a rodeiam por um caminho melhor. Se puderem leiam, e uma dica pra quem mora aqui em São Paulo, estas máquinas que ficam nas estações de metrô são super fáceis de usar e têm livros bem legais, a gente acaba não pagando tão caro pra ler um livro que muitas vezes é muito bom.


O livro tem continuação, mas não me perguntem como a conseguirei, nem eu sei! Ah, e outra coisa muito fofa, o livro virou filme, e está no Youtube, ainda não vi, mas vai ser legal, ver a T. virando realidade... Bom, adorei!!!

Mil Beijos!!!

Dados do livro:

Título: T. Um Anjo @dolescente.
Autor: Nelson Pereira dos Santos.
Editora: LP-Books.
Paperback.
Número de páginas: 163.

Por: Fernanda Gonçalves

Conheça também esses posts!

0 comentários

Instagram