Por uma Semente de Paz

Oi galerinha, tudo bom?! Tenho de dizer a vocês que ainda estou na pegada do ambiente escolar e da retratação da periferia em liv...

Oi galerinha, tudo bom?!

Tenho de dizer a vocês que ainda estou na pegada do ambiente escolar e da retratação da periferia em livros, aí me lembrei de um livro que havia lido anos atrás (ensino fundamental minha gente!), e que na época fiquei impressionada com a realidade que o autor imprimiu na obra.

O livro é voltado ao público juvenil como o da minha leitura anterior, mas tem uma linguagem mais complicadinha, afinal o livro é de ano de 1984, apesar de tratar de um assunto ainda muito atual e presente em nossa realidade.


A obra de Ganymédes José conta a história de uma professora e seus alunos. A jovem Liene após formar-se começa a dar aula como substituta em uma escola particular de freiras, mas com a volta da professora fixa Liene tem de deixar o lugar e acaba por conseguir lecionar em uma escola pública, bem afastada de onde morava, em um bairro perigoso. A docente enfrenta desde o desprezo (tanto por ela, quanto pela disciplina) dos alunos até uma ameaça de morte. Mas com o tempo a professora passa não apenas a querer transmitir seus conhecimentos, mas apaixona-se pela turma e busca recuperá-los não só como alunos, mas como pessoas.


Por uma Semente de Paz tem uma história tocante e nos faz pensar como a escola hoje em dia é um termômetro; termômetro das coisas que valorizamos e desvalorizamos hoje em dia... Como o professor, a peça chave de toda uma sociedade, que está sendo “tratado” com descaso e sem nenhum apoio para formar acima de tudo cidadãos e não somente  mais um que segue uma multidão sem entender o motivo. E depois de mais essa leitura, tenho muita esperança que essa triste realidade mude, e que possamos exaltar os profissionais que são mais que importantes, são necessários em nossas vidas. Parabéns aos professores, que linda é a profissão, mais que isso, a escolha de vocês!

Linda obra!

Mil beijos!


Dados do livro:

Título: Por uma Semente de Paz.
Autor: Ganymédes José.
Editora: Editora do Brasil.
Do tamanho de um Paperback, mas sem orelhas.

Número de páginas: 127.


Por: Fernanda Gonçalves

Conheça também esses posts!

0 comentários

Instagram