Mentiras Inocentes e Verdades Escancaradas

Poucos devem conhecê-la, mas os que a conhecem eu garanto, nunca mais serão os mesmos. Cathy Hopkins é uma escritora britânica de ...

Poucos devem conhecê-la, mas os que a conhecem eu garanto, nunca mais serão os mesmos.


Cathy Hopkins é uma escritora britânica de ficções adolescentes. A conheci quando tinha quatorze anos, e de lá pra cá foram inúmeros títulos, que eu tive o prazer de ler e me aventurar junto com os personagens. Não vou dizer que as ficções fogem daquele esteriótipo dos adolescentes, as dúvidas, as paqueras, as crises nos relacionamentos, tanto familiares, quanto com os amigos e até os namorados... Não! A Cathy bate justamente nesta tecla, afinal, ela escreve para este tipo de público. Sim meus amigos, eu uma senhora de 19 anos dizendo que li e continuo lendo romance água com açúcar, e que exagera no drama. Digo e repito! Desde o começo, desde o meu primeiro livro da escritora, eu buscava isso mesmo: diversão, distração! Comecei a ler quando estava na oitava série, eu não queria nada muito intelectual, e até hoje confesso, ainda não quero. Me encanta sair um pouco dessa realidade dura e crua como já diriam nossas vózinhas.

Mas... Chega de papo furado e de me explicar por gostar de romances adolescentes, e vamos ao que interessa: a resenha! No final o post eu coloco todos os dados do livro direitinho.

Logo que batemos o olho no livro, pelo menos para mim que na época era mais novinha... O que nos chama atenção, é a cor! Ele é de um rosa berrante por todo o livro, não, o rosa não permeia as folhas do livro fiquem tranquilos, mas as bordas são rosas sim! A capa tem nas letras do título da obra e em alguns corações que a ilustram um relevo metalizado. Ele é em formato de bolso, ou seja, infelizmente não tem orelha.


O livro é pequeno tem 190 páginas, e trás como personagem principal Cat, a mais velha de quatro irmãos. A irmã e filha dedicada, a amiga perfeita e a namorada companheira. A mãe de Cat (nome verdadeiro: Catherine) morreu, e com a morte a garota ficou responsável por cuidar do pai, dos irmãos e da casa, enquanto o pai cuida da mercearia da família. A história se passa na Inglaterra, para ser mais específica sem ter que citar todos os nomes dos lugares, no sudoeste da Inglaterra, e a autora descreve a paisagem tão bem que juro que um dia pesquisando sobre a cidade de Cornwall percebi que os cenários são os mesmos que havia imaginado enquanto lia o livro. Cat tem três grandes amigos, que nos próximos livros da coleção também serão protagonistas, Becca, Mac e Zoom. Zoom é namorado de Cat, e logo no comecinho do livro nos deparamos com os questionamentos de Cat sobre a relação com Zoom. E é com a chegada de uma família famosa ao lugar onde mora, que a garota conhece uma nova amiga, e um garoto que a tirará da sua zona de conforto.

Bom, galera pra eu não entrar em muitos detalhes e dar spoiler do livro, eu finalizo a resenha por aqui. A história é uma fofura, com personagens divertidos, que vivem mil aventuras e uma descrição de cenário perfeita da autora. Eu superindico o livro! Com ele vocês vão entender o motivo do nome da coleção ser ‘Verdade ou Desafio?’, e conhecerão uma menina meiga, amiga, que aprendeu que ser perfeita é muito legal, mas que viver a vida e aproveitar o que ela nos oferece é muito melhor. É um livro que no término nos deixa com a reflexão daquela perguntinha: “O que estou fazendo da minha vida?!” Vale muito a pena!

Mil Beijos!!!


Dados sobre o livro:

Coleção: Verdade ou Desafio?;
Título ou Nome do Livro: Mentiras Inocentes e Verdades Escancaradas;
Autora: Cathy Hopkins;
Editora: V&R (Vergara e Riba).

Por: Fernanda Gonçalves

Conheça também esses posts!

0 comentários

Instagram