Propagandas de Cigarro do tempo da minha tatatatatatatatara vó

Como todos estão cansados de saber, propagandas de qualquer tipo relacionadas à cigarros são terminantemente proibidas no Brasil desde d...


Como todos estão cansados de saber, propagandas de qualquer tipo relacionadas à cigarros são terminantemente proibidas no Brasil desde de 2000. Porém nem sempre foi assim e nosso foco são as propagandas entre os anos em que minha tatatatatatatara vó ainda estava entre nós. Mas por que vamos focar nesse período? Simples, as melhores propagandas estão ai. 

Como você venderia cigarros? Essa foi a pergunta que o pessoal lá de 1900 e bolinhas se fez, porque, como vender algo que faz mal a saúde, que vicia, e que ninguém era habituado a consumir? Entre todas as ideias possíveis, eles usaram a mais imprudente de todas, vender o cigarro como se fosse algo que faz bem a saúde, as frases mais vistas nesses anúncios eram "Os médicos aprovam", "Mais médicos fumam...", iguais aqueles comerciais de pasta de dente. Agora, pode parecer ideia de jerico, mas na época deu certo, muito certo.


Hum, médicos? Ah mas e depois o que poderiam usar para continuar vendendo cigarros? Que tal associar a algo que todos conhecem e que todos gostam? Associar o cigarro a algo que remete sua infância? Que tal o PAPAI NOEL? Sim, o Papai Noel, o bom velhinho, fumando. Afinal, ele precisa de um tempo para relaxar, depois de entregar vários presentes a noite toda.





Mas as propagandas com o bom velhinho seriam para as épocas natalinas, claro, mas e durante o resto do ano? Eles decidiram colocar o cigarro como "estilo de vida" para os homens e para as mulheres como "independência e liberdade" como se fumar fosse te tornar uma pessoa "descolada" e "livre".


Acho essa em especial uma das mais "estranhas", na frase escrita acima está "Sopre no rosto dela e ela seguirá você para qualquer lugar", queria saber quem pensou nisso...




Nessa imagem além de defender o direito de mulheres fumarem, também defende o direito de votarem.

Para vender cigarro foram usadas diversas artimanhas, recomendações médicas, figuras conhecidas, estilo de vida, a publicidade sempre utilizou e utiliza até hoje diversas formas para vender algo. Nem todas essas maneiras são corretas, mas, ainda sim, são utilizadas. Essas são algumas das propagandas da época, são diversas e se você der uma pesquisadinha acha algumas absurdas, outras engraçadas, e algumas bem preconceituosas. 

Vou deixar um vídeo com algumas propagandas de cigarro, especificamente da marca "Hollywood".


Por Yasmim Aguiar

Conheça também esses posts!

0 comentários

Instagram