Pensando em gêneros e subgêneros musicais acabei chegando em Folk Metal

Oie galera, estava ouvindo música, e pensando nos vários gêneros e subgêneros que existem nos gêneros pré-determinados na música, confuso n...

Oie galera, estava ouvindo música, e pensando nos vários gêneros e subgêneros que existem nos gêneros pré-determinados na música, confuso né?            

Pois bem, existem os gêneros pré-determinados, que são, Pop, Rock, Reggae, Dance, Eletrônico, etc.. esses são os "gêneros", mas e os subgêneros? São pouco citados e pouco explanados, como por exemplo, no rock exitem o Indie, Pop Rock, Hadcore, Death Metal, Punk, Metal, Doom Metal, Power Metal e por ai vai... Um gênero, que pelo menos ao meu ver é pouco conhecido, é o Folk Metal e cá entre nós tenho uma paixão platônica por esse gênero. 


O Folk Metal, nada mais é que a junção do Metal com a música folclórica de um determinado país. Essa é a forma mais simples de se explicar o que é, para quem não tem ideia do que seja. Uma coisa que sempre acontece é a confusão entre a música medieval e a folclórica, que de certo modo tem muito em comum e apenas uma linha tênue as separa, porém a música medieval esta ligada a determinada época, ano, período histórico já a folclórica independe de datas, ela está sempre presente na cultura de seu país de origem.

As primeiras bandas de Folk Rock surgiram, lá pelo final dos 60, tais como o Fairport Convention, Steeleye Span, Albion Band, que podemos considerar como os avós do Folk Metal, pois foram eles os primeiros a colocarem guitarras, baixo e bateria, na música Folk, porém somente vinte anos após o Folk Metal surgiu.

As músicas desse gênero geralmente em suas letras contam histórias, frequentemente sobre marinheiros, trolls, vilarejos, temas bem folclóricos. Só para vocês poderem comparar, vou colocar uma música de um dos pais do Folk Metal.

O Fairport Convention, formada em 1967, mesclava Rock com músicas Tradicionais Britânicas. Tem 28 álbuns lançados, o último lançado em 2007, chamado "Sense Of Occasion". Essa música é de 1969, e se chama Matty Groves. Uma curiosidade sobre essa música é que ela conta a história de uma traição,onde o marido traído descobre o adultério e mata os amantes.



Agora passando para o lado mais atual, desse gênero, temos bandas como Korpiklaani, fundada em 1993, o nome da banda significa "Clã da Floresta", em finlandês. Tem 8 álbuns lançados e o último foi em 2012, chamado "Manala", que cá entre nós, de novo, é para mim o melhor que eles fizeram até hoje. 

Para quem estiver curioso e quiser dar uma olhadinha, vai o clipe de Rauta.


Por: Yasmim Aguiar

Conheça também esses posts!

0 comentários

Instagram