Música boa de banda popular

Nosso país é um celeiro de bons músicos. Mas não estou me referindo aos grandes sucessos que ouvimos em filmes, novelas, rádios etc....




Nosso país é um celeiro de bons músicos. Mas não estou me referindo aos grandes sucessos que ouvimos em filmes, novelas, rádios etc. Me refiro aos músicos e bandas que estão por aí, tocando em festas e festivais populares, mas que não conseguem tanta visibilidade.  

Percebi isso neste período do carnaval. Em vez de ir para a folia, fui para o interior de São Paulo, em Altinópolis, onde aconteceu um festival de bandas populares. Ao todo, se apresentaram 40 bandas de estilos variados que vieram de 12 estados brasileiros. Degustei cada apresentação de samba, rock, MPB, blues, jazz, funk, soul, baião, bossa e maracatu. Foi uma delícia.

Em todos os dias do evento, os jurados analisaram itens como a originalidade das bandas, criatividade, interpretação, construção de música e letra e ainda a riqueza do conteúdo das canções. Mas eu não estava nem aí para as notas de cada banda (havia um prêmio para as melhores), eu estava mesmo interessado em ouvir e ver mais e mais cada interpretação de cada grupo musical.
E o melhor de tudo, é que os cantores ficavam assistindo as apresentações dos adversários junto com o público. Deu para conversar com alguns e saber de onde vieram, a história, as influências de cada banda. Foi uma mega experiência. Mesmo sendo uma competição, tive a sensação de que todos estavam ali para cantar, conversar e brincar.

A explicação para isso veio depois, em uma conversa com um integrante de uma banda da região, o José Rubens, da ‘Chavala Talhada’. “Eles [organização do festival] cobrem todos os gastos então viemos mais para tocar e participar mesmo”, disse.

Confesso que torci por uma das bandas, e curiosamente, foi a que ganhou: a Dolores 602, de Belo Horizonte, formada por quatro meninas. A parte mais emocionante foi vê-las subir no palco e pegar o prêmio. Conversei com uma das integrantes, a Camila Menezes, super feliz depois de sua banda ter sido anunciada como vencedora. “Ver que as pessoas estão gostando do nosso som é impagável”.

Mas impagável mesmo é estar por ali, e presenciar tudo isso de perto, descobrindo novos sons, novas bandas, novas pessoas e novas histórias.

Para quem se interessar, segue a lista de algumas bandas que tocaram no festival:

Trio de Couro e Cordas: http://www.triodecouroecordas.com.br/

Chico Antronic Embola Dub: http://chicoantronic.tnb.art.br/

Doutor Jupter: http://doutorjupter.blogspot.com.br/

Anna Tréa: http://www.myspace.com/annatrea

Chavala Talhada: http://www.chavala.com.br/

ZazouBluz: http://www.myspace.com/bandazazoubluz

Dolores 602: http://www.dolores602.com.br/

Áudio Local: http://www.vagalume.com.br/audio-local/


Por: Leandro Martins

Conheça também esses posts!

0 comentários

Instagram