Museu Paulista

É está quase no fim das férias, e pra quem ainda não saiu de casa, vou dar uma ótima sugestão... Ano passado ao fazer um trabalho para a...

É está quase no fim das férias, e pra quem ainda não saiu de casa, vou dar uma ótima sugestão...

Ano passado ao fazer um trabalho para a disciplina de "Cultura Brasileira", (faço comunicação social - publicidade e propaganda), falamos sobre o Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga. E achei um lugar maravilhoso, e quero compartilhar a minha experiência com vocês, e quem sabe vocês decidam fazer uma visitinha a ele no fim dessas férias.


A ideia de erguer um monumento em homenagem à independência do Brasil no local da proclamação, às margens do rio Ipiranga, surgiu meses depois ao acontecimento. No entanto, por falta de verbas e de entendimentos quanto ao tipo a ser criado, somente após 68 anos da proclamação que a ideia se concretizou com a inauguração do edifício-monumento, em 1890. 




Atualmente o museu é um dos ícones da cidade e sua importância é marcada tanto pela imponência do prédio e de suas instalações quanto pela grande parte da história do Brasil que abrange. Conta com um acervo de mais de 125 mil peças, entre mobiliários, trajes e utensílios que pertenceram a figuras da história brasileira como bandeirantes, imperadores e barões paulistas do café.

As exposições presentes em um vasto acervo no qual relata a história do dia em que foi dado o “grito” de Independência do Brasil e como era o dia-a-dia da Família Real e da sociedade brasileira e seus costumes diários. Além disso, possuem exposições temporárias que na maioria das vezes não fazem parte do acervo oficial, entre essas exposições estão presentes quadros, esculturas e objetos que tomam conta dos quase 4 mil m² do Museu. 

As exposições permanentes que se encontram no Museu Paulista se dividem em três espaços: o  superior, que conta com, Galeria universo do trabalho; salão nobre e a ala cotidiano e sociedade. A parte térrea, conta com, o saguão e escadaria; exposições temporárias e a ala história do imaginário. E na última parte o subsolo, conta com, diferentes temas e coleções, loja e banheiros.




O Museu Paulista é rico em história, em beleza, sua arquitetura é impressionante e sua grandeza maior ainda, vale a pena fazer uma visita, e aprender mais sobre a história da independência do no país.

Valor: R$ 06,00 inteira
          R$ 03,00 meia

Ás quartas-feiras e o primeiro domingo do mês é gratuíto


Por: Yasmim Aguiar
Foto: As imagens vieram do meu trabalho acadêmico.

Conheça também esses posts!

0 comentários

Instagram