Vermelho

Com Antonio Fagundes e Bruno Fagundes O espetáculo Vermelho, dirigido por Jorge Takla. A produção em Porto Alegre resulta da parce...


Com Antonio Fagundes e Bruno Fagundes

O espetáculo Vermelho, dirigido por Jorge Takla. A produção em Porto Alegre resulta da parceria da Associação Amigos do Theatro São Pedro e o Sistema Fecomércio-RS/Sesc. É uma co-produção de Antonio Fagundes e Jorge Takla, escrita pelo dramaturgo e roteirista John Logan, traduzida por Rachel Ripani.

A peça ocorre entre 1958-1959, ambientada em Nova York, quando o pintor russo Mark Rothko, naturalizado norte-americano (que alcançou notoriedade ao encabeçar o Expressionismo Abstrati), trabalha em uma série de murais para o sofisticado restaurante Four Seasons, na Park Avenue, encomendados por uma expansiva quantia. 

Em seu ateliê em Nova York, em 1958, o já consagrado artista Mark Rothko recebe seu novo assistente, Ken. “O que você vê?”, pergunta, apontando para uma das pinturas em que trabalhava. A partir daí, uma bela relação desenvolve-se diante da plateia; um encontro cheio de nuances, em que ambos se permitem indagar e refletir, questionar e ouvir.


O espetáculo traz um olhar carinhoso sobre um artista consagrado. Vermelho é também um panorama da arte moderna de Nova York dos anos 1950. O texto vai além da biografia de Rothko. “Se deixarmos o artista falar de sua necessidade de comunicação com a plateia e de sua vontade de descobrir a pureza de sua arte, conseguimos ampliar o alcance do texto mais do que se nos limitássemos a imitar o Rothko”, comenta Fagundes. Bruno completa: “É interessante como as discussões podem ser lidas de vários pontos de vista, e tocam em outros âmbitos; é uma troca constante e quase inevitável, como se fosse uma necessidade deles, e isso vai re velando as diversas camadas dos personagens aos poucos.”

Data:  16, 17 e 18 de novembro 
Local: Theatro São Pedro, Praça Marechal Deodoro, s/n° Centro Histórico - Porto Alegre - RS 
Telefone:  (51) 3227.5100 / 3227-5300


Por: Yasmim Aguiar

Conheça também esses posts!

0 comentários

Instagram