Exposição Alberto Ferreira – Retratos dos anos 1950 e 1960

Alberto Ferreira com mais de 30 anos de produção fotográfica e inúmeras obras inéditas, deixa um acervo histórico de retratos, muitos em exi...

Alberto Ferreira com mais de 30 anos de produção fotográfica e inúmeras obras inéditas, deixa um acervo histórico de retratos, muitos em exibição pela primeira vez na LUME Photos. 

Um dos principais representantes do fotojornalismo brasileiro, Alberto Ferreira soube captar com técnica apurada, exibiu os reflexos humanos e sociais decorrentes dos fatos que contextualizam o período da história do Brasil e da Europa dos anos de 1960, como registros da construção de Brasília e dos tempos áureos de Portugal, França e Rio de Janeiro.

É o interesse e a curiosidade do fotógrafo acerca de causa e efeito, de acontecimentos e impactos no indivíduo e em grupo, que o levam a concretizar poesia em fotografia.

Nas obras do fotógrafo podemos perceber um olhar e um jeito diferente de fotografar. Em “As Meninas”, onde uma garota observa a tela de Velásquez, nota-se uma proporção perfeita entre a menina na fotografia e as meninas da tela, bem como sua atemporalidade, pois, passados anos, a ‘menina’ permanece. 


Em outra foto o "Pequeno Jornaleiro" destacam-se o enquadramento perfeito, os contrastes do preto e do branco e a luz especial que incide nas feições do menino.

Foto: Divulgação

As fotografias de Alberto Ferreira fazem parte da coleção da Maison Européene de La Photographie, instituição que o considera como um dos maiores fotógrafos do século XX, ao lado de nomes como Robert Doisneau, Edouard Boubat, Pierre Verger e Cartier Bresson, entre outros.

Uma ótima oportunidade para você que gosta de fotografia, conhecer algumas das obras de Alberto Ferreira que registrou de maneira diferente e muito interessante o contexto histórico de 1960.

Período: 12 de setembro a 11 de outubro de 2012
Local: Rua Joaquim Floriano, 733 2º andar Itaim Bibi São Paulo, SP.
Site Lume Photos: www.lumephotos.com
Tel.: (11) 3704.6268 visitas agendadas
Horário: segunda a sexta das 10h às 20h, sábado das 11h às 16h.

Por: Yasmim Aguiar

Conheça também esses posts!

0 comentários

Instagram